Se você é sedentário ou passa longos períodos sentado usando computador e smartphone, aqui vai um alerta: há grandes chances de você desenvolver desvios de postura. Vale salientar que não existe uma postura ideal, mas as assimetrias podem ser identificadas com o desnivelamento entre ombros e quadris e a cabeça muito para frente do corpo.
De acordo com o fisioterapeuta Jorge Ivan Nogueira, do Centro Vitta, os principais problemas de postura são: a escoliose - uma alteração postural tridimensional da coluna -; aumento da curvatura do dorso (hiper cifose) e cabeça protrusa (cabeça à frente da linha do corpo).
“A falta de atividade física regular, longos períodos sentado, sentar-se relaxado ou alongado por tempo prolongado e o uso do computador ou smartphone com a cabeça para frente ou para baixo por tempo prolongado são hábitos que podem contribuir para esses problemas”, disse o especialista.
A principal consequência desses desvios de postura é a dor, que pode aparecer na cabeça, no pescoço ou na lombar. Nas crianças e adolescentes, pode ter consequências para autoestima e provocar o isolamento social.
“É possível reparar os desvios de postura com um bom programa de tratamento fisioterapêutico, visando corrigir os desequilíbrios musculares e educar o paciente sobre hábitos errados que estão contribuindo para o problema”, esclareceu.
Entre os tratamentos indicados, estão o pilates clínico, fisioterapia com exercícios de estabilização segmentar e dinâmica e, em alguns casos, a Reeducação Postural Global (RPG). Um trabalho multiprofissional com médico, fisioterapeuta e profissional de educação física é a melhor maneira para cuidar de pessoas com desvios posturais. Cada profissional interagindo entre si no seu devido momento.
“No Centro Vitta, temos fisioterapeutas especializados em desvios posturais, como a escoliose - Dr. Pedro Ivo; e o Pilates Clínico, coordenado pela Dra. Ana Letícia, Dra. Marina Duarte, Dra. Juliana Nóbrega e Dra. Marianne Trajano”, recomendou Dr. Jorge Ivan, que também é especialista no diagnóstico e tratamento de desvios posturais.
Comentarios