top of page

Colesterol alto pode passar despercebido e causar infarto ou AVC

  • Foto do escritor: Roberta Pimenta
    Roberta Pimenta
  • há 11 minutos
  • 3 min de leitura

O colesterol elevado é um inimigo silencioso da saúde cardiovascular. Sem sintomas aparentes na maioria dos casos, ele pode se acumular nas artérias ao longo dos anos, provocando obstruções que levam ao infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC).


Segundo o cardiologista Gustavo Torres, do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o diagnóstico precoce e o acompanhamento regular são fundamentais para evitar complicações graves. “O colesterol é uma gordura que participa da composição de células do nosso corpo e da fabricação de vitaminas e hormônios. Em excesso, pode se acumular nas artérias e levar à doença aterosclerótica”, explica o médico. 


ree

Comemorado em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do controle dos níveis de gordura no sangue. “A doença aterosclerótica está relacionada como fator de risco em casos de infarto, AVC e outras condições em que o fluxo de sangue para órgãos vitais está comprometido”, afirma Gustavo Torres. 


De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 4 em cada 10 adultos brasileiros apresentam níveis elevados de colesterol total[1]. A gravidade desse cenário é evidenciada no estudo Global Burden of Cardiovascular Diseases and Risk Factors, publicado no Journal of the American College of Cardiology[2], que aponta que aproximadamente 400 mil brasileiros perdem a vida, anualmente, em decorrência de doenças cardiovasculares.


“O aumento do colesterol está diretamente relacionado ao consumo excessivo de gordura saturada e à baixa ingestão de fibras, aliados ao sedentarismo e ao excesso de peso”, explica Larissa Gavioli, nutricionista do Sírio-Libanês. A especialista destaca ainda que a alimentação pode não só prevenir como, em alguns casos, contribuir para a reversão do quadro de dislipidemia. “Frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas são aliados importantes na redução do colesterol, graças à presença de fibras solúveis e fitoesteróis”, completa.


Para quem deseja iniciar mudanças na rotina alimentar, mesmo com o tempo apertado, a nutricionista sugere atitudes simples e eficazes:

  • Incluir frutas, verduras e legumes nas refeições diárias.

  • Priorizar cereais integrais, como arroz integral e aveia.

  • Optar por carnes magras, frango sem pele e peixes.

  • Escolher laticínios com menor teor de gordura, como leite desnatado, ricota e cottage.

  • Evitar ou reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados.


ree

Na maioria dos casos, o colesterol alto só é detectado por meio de exames laboratoriais de sangue, recomendados anualmente para a população geral. Em pessoas com histórico familiar de dislipidemia, esse acompanhamento deve começar cedo, ainda na infância ou adolescência. “Existe uma tendência genética de ter elevação do colesterol. Nos casos em que parentes de primeiro grau têm colesterol alto, essa busca deve ser mais ativa”, ressalta o cardiologista Gustavo Torres. “Em várias situações, essa dosagem deve ser feita com mais frequência”, completa ele. 


Sintomas clínicos são raros, mas podem ocorrer. “O sinal mais comum está relacionado ao acúmulo de gordura em regiões específicas, como pálpebras ou próximo aos olhos”, exemplifica o especialista. 


Referência no tratamento

O Huol conta com serviço especializado para pacientes com colesterol alto, principalmente nos casos mais complexos. A assistência é realizada por meio do Departamento de Endocrinologia, com acompanhamento de profissionais especializados e suporte multiprofissional, via Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os casos atendidos no Hospital Universitários são encaminhados pelo sistema de regulação municipal. 


“Todos nós precisamos saber o nosso nível de colesterol. No máximo, anualmente devemos fazer a dosagem. Hábitos saudáveis vão melhorar não só os níveis de colesterol, mas também sua qualidade de vida”, conclui o cardiologista Gustavo Torres. 


DICA - O Guia de Receitas para o Paciente Cardiológico está disponível gratuitamente no site do Hospital Sírio-Libanês. Acesse: Link

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

84991426236

©2020 por Universo Moda. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page