top of page
  • Foto do escritorRoberta Pimenta

Praticantes de beach tennis devem fazer preparação física para evitar lesões

Sucesso entre os potiguares, o beach tennis ganha adeptos ano a ano. De acordo com estimativas da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), atualmente existem cerca de 1,1 milhão de praticantes no país. A facilidade para aprender a jogar e a diversão que os jogos proporcionam são motivos para a grande procura, porém, os atletas devem ficar atentos aos cuidados para evitar lesões.

O fisioterapeuta Jorge Ivan Nogueira, do Centro Vitta, afirma que as regiões das extremidades do corpo, como ombros, cotovelos, joelho e tornozelos e a coluna lombar são os mais afetados pelas dores e lesões que podem acontecer durante uma partida. Ele explica que toda atividade física que envolve sobrecarga e tempo prolongado de sua prática pode provocar algum tipo de lesão e consequentemente dor e é fundamental fazer uma preparação física associada com a prática do beach tennis, como musculação, pilates ou treinamento funcional.

"Ter bons hábitos relacionados às atividades básicas do dia-a-dia, ser acompanhado por um profissional de Educação Física devidamente capacitado e, para quem tem história prévia de dor em alguma região do corpo, vale consultar um fisioterapeuta ou médico especialista", orienta Jorge Ivan. Para os atletas de fim de semana, os cuidados devem ser ainda maiores, já que eles estão mais suscetíveis às lesões. De acordo com o fisioterapeuta, a preocupação com os músculos, tendões deve ser igual a que existe com a capacidade cardiorespiratória.

Para quem tomou todos os cuidados, mas ainda assim acabou sofrendo com as dores, o fisioterapeuta orienta que procure um especialista e conhecer quais as suas reais causas e em que fase elas se encontram. "É importante dizer que o tratamento das lesões musculoesqueléticas deve ser feito por fisioterapeuta e a reinserção na prática desportiva precisa ser acompanhada por um profissional de Educação Física", conclui Jorge Ivan.





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page