top of page
  • Foto do escritorRoberta Pimenta

Limpeza adequada: uso de produtos de limpeza equivale a fumar 20 cigarros por dia, aponta pesquisa

Hoje, dia 29 de agosto, acontece o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Uma pesquisa inédita, no final do ano passado, revelou que 28% dos brasileiros fumam cigarro. Sabemos também, que o tabagismo pode causar diversas doenças, além de ser responsável por 80% a 90% dos casos de câncer no pulmão - o tipo mais letal dos cânceres, segundo o Globocan, da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde (IARC/OMS).


Agora, você sabia que o simples ato de limpar a casa com água sanitária e produtos convencionais de faxina pode ser mais prejudicial para a saúde do que se imagina? Um estudo publicado no periódico Society 's American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, da Sociedade Americana do Tórax, mostra que o crescente declínio das funções pulmonares em trabalhadoras domésticas é comparável a fumar 20 cigarros por dia. Isso nos leva a refletir sobre os produtos de limpeza tradicionais que utilizamos em nossos lares e o impacto que eles podem ter em nossa saúde e no meio ambiente.


Os produtos de limpeza convencionais estão repletos de substâncias químicas nocivas, muitas das quais não são devidamente informadas nas embalagens. Esses produtos liberam vapores tóxicos que, quando inalados, causam irritações nas vias respiratórias e podem desencadear alergias, mesmo em pessoas que não são alérgicas. O contato frequente com essas substâncias também pode ser prejudicial para a pele e para o sistema imunológico.


É aqui que emerge a relevância de se adotar produtos de limpeza sustentáveis e naturais em nossas tarefas domésticas. Esses produtos são formulados cuidadosamente, fazendo uso de ingredientes naturais e biodegradáveis que não agridem o meio ambiente nem a saúde humana. Optar por produtos de limpeza conscientes é uma escolha proativa que pode gerar um grande impacto em termos de segurança e saúde para nossa família e contribuição para um planeta mais saudável.



Stefania Bonetti, CEO da Onda Eco


A importância de itens sustentáveis


Um benefício adicional da escolha de produtos de limpeza naturais é a prevenção no risco de desencadeamento de alergias, mesmo em pessoas não alérgicas. Os produtos convencionais frequentemente contêm substâncias irritantes e alérgenas que podem afetar a saúde respiratória e cutânea, tornando-se uma ameaça potencial mesmo para indivíduos que não possuam histórico alérgico.


Para além dos riscos à saúde humana, a utilização de produtos de limpeza naturais também representa um compromisso com a proteção do meio ambiente. Enquanto os produtos químicos presentes nos limpadores convencionais podem se acumular na água e no solo, os produtos de limpeza orgânicos tendem a ser mais facilmente degradados, minimizando o impacto negativo em nossos ecossistemas.


A limpeza adequada e consciente é fundamental para assegurar um ambiente saudável em nossas casas e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente. Optar por produtos de limpeza orgânicos e naturais é uma escolha sábia e responsável, garantindo um futuro mais limpo, seguro e harmonioso para todos. O caminho em direção à sustentabilidade começa em nossos lares, e cabe a cada um de nós fazer a diferença para o bem de nossas famílias e do planeta. Faça parte dessa mudança!


*Stefania Bonetti é CEO da Onda Eco, marca de produtos de limpeza naturais focada em cuidados da saúde.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page