Um Olhar Coletivo
- Roberta Pimenta
- 29 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Em 14 de setembro último, dentro do projeto Negócios em Cena, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que aconteceu em Assú /Terra dos Poetas, tive a oportunidade de entrevistar a futura Ministra do Esporte Ana Moser, palestrante da noite , com o tema O Mundo quer Vencer.
Vou compartilhar aqui as principais falas, da ex-jogadora e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atlanta pela Seleção Brasileira de Vôlei, que relembrou conquistas e derrotas memoráveis vividas ao longo da carreira, bem como a reinvenção para se tornar empreendedora.

“A gente é o que a gente vive”.
“Vencer é ter oportunidade na vida”
“Na vida de uma atleta de alto rendimento, assim como em um negócio, é preciso superar muitos desafios, estar atento às oportunidades, desenvolver habilidades, estar motivado e ser competitivo. Essas são características que vivemos diariamente. Mas, em meio a todas elas, destaco, em especial algumas atitudes: faça sempre o seu melhor, o importante é aprender, ir adiante, querer evoluir, avançar”, aconselha. Um olhar coletivo em todo tempo tive, tornar o vôlei inclusivo, já que é um esporte onde só os mais fortes conseguem vencer”.
“Obstáculos são oportunidades. Além de talento você precisa de engajamento com as pessoas, é o time que vence”.

Ao lembrar do momento em que finalizou a carreira, a ex-atleta ressaltou a ânsia de conhecimento para se reinventar em momentos de dificuldades. “Quando parei de jogar, em 1999, fiquei sem renda e precisei me reinventar, assim como muitos de vocês também precisaram, na pandemia, por exemplo, para seguirem firmes. Procurei alternativas, virei comentarista e depois criei o Instituto Esporte & Educação. Hoje desenvolvo um trabalho muito especial com crianças e adultos em todo o Brasil, que tem uma construção coletiva, inclusão de todos, respeito a diversidade e educação em tempo integral e pensar que tudo começou em Heliópolis”, relembra Ana.

Dona Nenem De Sá Leitão e Ana Moser
“Tenha o compromisso de ir até o fim. Nunca se renda, isso é de se respeitar. Para encerrar, lidere pelo exemplo”.
Parabéns Ana Moser que sua gestão à frente do Ministério seja tão vitoriosa e inclusiva como sua carreira.
Commenti