top of page
  • Foto do escritorRoberta Pimenta

Lâmpada: a harmoniosa relação entre funcionalidade e beleza

É de conhecimento comum como a iluminação é um dos mais importantes elementos dentro de um projeto arquitetônico. Além de seu aspecto funcional, ela possui o poder de transformar ambientes, sendo capaz de criar sensação de amplitude e até mesmo de aconchego e acolhimento. Por este contexto, realizar um bom trabalho luminotécnico é primordial dentro de uma reforma ou renovação de interiores – e isso inclui várias etapas: desde a escolha do profissional que irá manusear a elétrica, até a estética das peças de design e suas lâmpadas. Isso mesmo, as lâmpadas! Por ser considerada algo trivial da rotina cotidiana, tal elemento frequentemente é esquecido e banalizado, entretanto, ele pode transverter composições de décor de maneira expressiva.


Nas imagens, pendentes da coleção Maracatu, da Bertolucci, sendo o modelo Ganzá à direita e o Tarol à esquerda. Foto: Divulgação. De forma mais técnica, cada cômodo em uma residência, por exemplo, pede por um tipo especifico de iluminação, a qual, por sua vez, deve atender bem o propósito daquele espaço. A tonalidade das lâmpadas utilizadas, então, pode interferir tanto positivamente, como negativamente. Enquanto um dormitório pede por algo mais intimista e pessoal, uma sala de jantar requer algo que ofereça conforto visual com funcionalidade. Já quando pensamos em estética, elas também não deixam a desejar. Na Bertolucci, uma das empresas de iluminação de maior destaque em território nacional, o design 100% brasileiro de suas peças leva em consideração todos os aspectos da lâmpada que ali será aplicada, formando, assim, uma harmoniosa relação entre funcionalidade e beleza.


Os pendentes da linha Maracatu, como o ‘Ganzá’ e o ‘Tarol’, levam em sua composição a lâmpada Ballon, que possui uma circunferência maior que as convencionais, gerando uma luz mais abundante, além de conferir à peça um estilo contemporâneo e despojado.


A luminária Araucária, desenho original de Mauricio Arruda em parceria com a Bertolucci, também possui a lâmpada como um de seus principais elementos, já que ela fica exposta e pendurada no arco invertido que articula um apoio para utilização em mesas de jantar e até mesmo como abajur lateral de maneira flexível.



Luminária ‘Araucária’, desenho original de Mauricio Arruda em parceria da Bertolucci, que deixa a lâmpada em destaque e pendurada em sua haste curvada. Foto: Divulgação.


São belos exemplares de luminárias que têm a lâmpada como protagonista de seu desenho.

13 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page