top of page
  • Foto do escritorRoberta Pimenta

Dia do Beijo: confira uma seleção de obras e comemore a data que inspira artistas do mundo todo

Talvez você ainda não tenha notado o clima no ar, mas, nesta quarta-feira (13), o carinho e a paixão ganham uma atenção especial: hoje é o Dia Mundial do Beijo. Não existem fontes concretas sobre a origem da celebração, no entanto, a data remonta a uma lenda italiana iniciada em 13 de abril de 1882. A história difundida é de que um jovem chamado Enrique Porchelo, morador de uma pequena vila, era famoso por ter beijado todas as mulheres da região. O suposto feito era um assunto recorrente entre os moradores do local.


Cansado da polêmica e para acabar de uma vez com todas com os rumores, o padre do vilarejo anunciou um prêmio em ouro escondido para a mulher que aparecesse na igreja e afirmasse perante a Deus que não tinha beijado o rapaz. De acordo com a lenda, ninguém apareceu – e o tesouro se mantém escondido em algum lugar do território italiano.


Na arte, o beijo também é fonte de inspiração há séculos, de pinturas clássicas a fotografias icônicas, essa demonstração de afeto encanta aos olhares e estimula artistas do mundo inteiro a utilizarem esse gesto como objeto de criação.


Pensando nisso, a Urban Arts selecionou 5 obras para comemorar o Dia Mundial do Beijo. Confira:



1. A LEVEZA DO AMOR, por Kleber Nakamura; 2. O BEIJO PROIBIDO, por rstriquer; 3. WORLD WAR KISS, por Leonardo Gerodetti; 4. BEIJO NO MURO DE BERLIN, por MANGABA; 5. O BEIJO NO TREM, por Gabriela Z.

3 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page