top of page
  • Foto do escritorRoberta Pimenta

Cor do Ano traz uma tonalidade de azul que inspira e estimula os sentidos

As cores estimulam os sentidos e emoções, afetando escolhas e comportamentos. A Cor do Ano traz uma tonalidade que se conecta com o movimento da sociedade atual. Para eleger a cor para 2023, a Iquine mergulhou no universo da psicologia das cores aplicada aos ambientes que vivemos, associada às tendências de comportamento, em um estudo desenvolvido em parceria com a agência de pesquisa e design Studio Justine Fox, de Londres.

Desta parceria com o estúdio britânico de pesquisas cromáticas surgiu o estudo Color Of The Year 2023, que analisou os movimentos artísticos globais, políticos, sociais e de consumo, para eleger a cor do ano. O resultado dessa experiência imersiva se traduziu na cor Paquetá, um azul claro e luminoso, que estimula o pensamento criativo e promove sentimentos de segurança emocional e bem estar.



Paquetá da Iquine é uma cor incrivelmente versátil e que tem tido presença em diversas mostras de design em todo o mundo recentemente. O azul é universalmente citado como a cor favorita, independentemente de cultura, idade, religião e gênero, sendo uma tonalidade ideal para promover comunicação e união entre as pessoas de maneira pacífica e democrática.

“Buscamos entender os movimentos sociais e as tendências globais que afetam localmente, sempre trazendo o olhar para a nossa realidade como sociedade, respeitando os aspectos culturais e também os anseios atuais. Colocamos a cor no centro da experiência humana como uma ferramenta poderosa que afeta nossas emoções. Nesse cenário de estados emocionais mais intensos, a cor Paquetá age trazendo leveza nessa transformação na vida das pessoas e na decoração de ambientes, um azul ativo que traz clareza mental e ajuda a promover momentos mais tranquilos”, explica Magaly Marinho, Head de Marketing e Inovação do Grupo Iquine.



Este matiz expressivo da Paquetá abre caminhos para diferentes criações que impactam no estilo de vida. Dentro do design de interiores, o azul dá longevidade à estética proposta e agrega multifuncionalidade e inclusão aos espaços.

Paletas: Redefinir, Reabastecer e Impulsionar. Pensadas para coexistir de forma harmônica com a "Paquetá 1281”, as três paletas são complementares e funcionais, carregando história e significado baseados na psicologia das cores. A combinação das cores limpas da Redefinir cria espaço para redefinição mental e clareza, que se misturam em um efeito ombré nebuloso elevando o azul da Paquetá para momentos de reflexão suave. Já a Reabastecer, reflete a nossa espiritualidade pessoal, com cores marcantes de tom escuro, que ajudam na concentração e motivam os ambientes de trabalho. E a Impulsionar, clara e alegre, potencializa uma mentalidade positiva com seus tons amarelados, que despertam o otimismo das pessoas.

“Paquetá adiciona frescor a combinações com tons suaves, luxo às composições botânicas e acentua sentimentos de otimismo e positividade ao lado de tons cítricos, criando momentos delicadamente pensativos”, conclui Magaly Marinho.


14 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page