top of page
Foto do escritorRoberta Pimenta

COMO A CONFECÇÃO PODE SE TORNAR MAIS SUSTENTÁVEL

Muito se fala de como a indústria da moda induz um consumo desenfreado, sobre as toneladas de resíduos produzidos anualmente e o descarte exacerbado de roupas causa ao meio ambiente. É nesse contexto que entre os anos 2000 surgiu o segmento de moda sustentável dentro da indústria têxtil, que visa diminuir os danos ambientais causados durante o ciclo de produção e a “vida” do produto.


A sustentabilidade deixou de ser um tema necessário apenas para as empresas, considerando que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo devido aos seus processos, como por exemplo consumo de água e emissão de carbono. Falar de moda e sustentabilidade é também falar sobre a transformação de um modelo de negócio.

Para o especialista e embaixador das confecções Eduardo Cristian, a moda sustentável é uma vertente que está em crescimento nos últimos anos, ela apenas sugere que os produtos da indústria da moda devem ser produzidos e consumidos de forma mais saudável e o reaproveitamento de tecidos que seriam descartados.

A sustentabilidade pode mudar os rumos do seu negócio e o futuro do planeta. Após entender o conceito de moda sustentável, Eduardo Cristian deixou 5 dicas de como transformar a sua confecção de moda em amiga do meio ambiente.



Reutilização de materiais

Reaproveite tecidos e aviamentos que inicialmente iriam para o lixo na criação de novas peças através do método upcycling. Assim, você reduz o desperdício de água em até 20%. Existem empresas que reaproveitam tecidos de coleções antigas para elaborar novos produtos que iram para as vitrines.

Durabilidade das peças

Um assunto importante envolvendo a moda sustentável é a durabilidade da peça, ou seja, sua vida útil com a ideia de diminuir o consumo desenfreado. Criar peças mais duráveis, com coleções que devem trazer mais informações de moda e não trends. É uma maneira de gerar menos lixo e resíduos e consequentemente poluir menos o meio ambiente

Investimento em tecnologia

Os tecidos tecnológicos são a prova que a indústria da moda pode ser menos poluente, o tecido tecnológico é super microfibra, uma tecnologia exclusiva composta de filamentos extremamente finos que garantem a alta performance, oferecendo tecidos de secagem rápida, alta respirabilidade, durabilidade, conforto e menor consumo de água na produção.


Valorização do ser humano

Falar de moda sustentável, necessariamente, é falar como tratamos os seres humanos. Aqui, entram políticas de diversidade, defesa dos direitos humanos, o pagamento de um salário justo e um bom relacionamento com colaboradores, clientes e fornecedores, entre outros.

Pesquisa e conquista de certificações

Conquistar certificações é uma maneira de provar ao consumidor que os processos de criação e fabricação, possuem requisitos para serem considerados ecologicamente corretos. Alguns desses certificados são:

-Sistema B: que, segundo o próprio movimento, é uma “comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta”;

-Fair Trade: certificação de uma cadeia de produção justa e sustentável para pessoas e o meio ambiente;

-Cradle to Cradle: certificação para negócios que fazem parte da economia circular;

-GOTS -- Global Organic Textile Standard: considerada uma das certificações mais relevantes quando falamos em materiais orgânicos;

-OEKO TEX STANDARD 100: que assegura que a matéria-prima utilizada não possui substâncias consideradas nocivas.


17 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page