A festa de ano novo é um dos momentos mais esperados em todos os anos. São muitas tradições a serem seguidas para trazer sorte: comer lentilha, sementes de romã, pular sete ondas, e a lista é infinita. Mas a prática mais disseminada Brasil afora é escolher um look inteiramente branco para a virada.
O perigo dessas peças, no entanto, é a facilidade com que podem ser manchadas no calor da comemoração ou ao comer ou beber algo. Torná-las brancas de novo pode ser uma tarefa árdua, mas seguindo algumas dicas práticas de Dra. Jacqueline Morais, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Reckitt Industrial, dona da marca Vanish, é possível deixá-las como novas.
Confira as dicas:
Aposte na pré-lavagem: além da limpeza tradicional, na máquina ou na mão, uma solução para manchas localizadas é resolver com um pré-tratamento. Existem tira-manchas em barra, em pó e líquido, que podem ser usados antes de lavar as roupas. Depois siga com a lavagem habitual com seu detergente de preferência.
Deixe de molho: Outro método é deixar as peças de molho em um tira-manchas. Existem opções em pó e líquidos que podem ser usados no molho. Confira as instruções de uso no rótulo de cada produto para saber a melhor forma de utilizar cada um deles. Isso também vai garantir peças brancas por mais tempo, além de conservar o tecido.
Busque agir rapidamente: a agilidade, deixando de molho ou partindo para a pré-lavagem logo depois de sujar, também ajuda na saúde das suas roupas. As manchas de comida podem ser removidas mais facilmente se o look for lavado pouco tempo depois.
Esqueça o cloro: produtos à base de cloro devem ser mantidos longe das peças. Além de manchar as roupas brancas, causando amarelamento, o ativo desgasta as fibras do tecido mais rapidamente. O indicado é usar tira-manchas sem cloro para lavagem de tecidos.
Sempre prefira um tira manchas específico: existem produtos especialistas para a remoção de manchas de tecidos brancos e são altamente recomendados - eles vão deixar o branco ainda mais branco sem amarelar e fazer com que as peças durem mais tempo.
De olho na etiqueta: por último e não menos importante, fique atento às instruções de lavagem presentes na etiqueta. Algumas peças mais frágeis não devem ser lavadas na máquina de lavar, por exemplo, e saber a melhor forma de higienizar cada tipo de tecido também aumenta a durabilidade das peças. Além disso, confira sempre as instruções de uso na embalagem dos produtos que for usar. Leia atentamente os rótulos.
Comments