A Primeira Dama Janja no dia da posse, estava vestida politicamente, intencionalmente, desafiadoramente, no que sintonizou perfeitamente com a subida da rampa e o compartilhamento popular da faixa presidencial.
Trabalho estupendo de tingimento da seda com caju e ruibarbo, mais a arte dos bordados em palha das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte.
O look quebra paradigmas e transmiti um sinal de ativismo.
Os coletes estão com tudo para este verão! E, ao contrário de seu uso tradicional como terceira peça, eles estão sozinhos e em destaque nos looks, dando mais leveza às composições para a estação. A consultora de moda e estilo Camile Stefano explica esse retorno e dá dicas de como usá-lo.
Não é nenhum segredo que as tendências dos anos 1990 e 2000 voltaram. Junto com as plataformas, roupas mais largas e as calças de cós baixo, ressurgiram os coletes de alfaiataria. A roqueira Avril Lavigne foi uma das que ajudou a popularizá-los, misturando peças formais masculinas com o street style. Para Camile, as celebridades e it-girls também contribuíram para o retorno do colete, usando-o tanto em looks casuais quanto formais - vide Bruna Marquezine no tapete vermelho, de Adão Negro, em outubro.
Nas passarelas, a peça vem aparecendo sozinha desde 2020. Kaia Gerber desfilou o modelo para Saint Laurent na coleção de primavera daquele ano, combinando a uma minissaia também de alfaiataria. Quanto às combinações, a consultora explica que vale levar em conta o ambiente e a ocasião. “Para deixar a peça mais informal e moderna, combine-a com jeans, saias curtas, wide legs bem soltas e com a cintura baixa”, explica.
Na hora de deixar o look mais sério e profissional, Camile indica investir em combinações com cortes e tecidos nobres, como a própria alfaiataria, o couro e o linho. Também é possível retornar à combinação original da peça, usando-a como sobreposição. “Use com uma camisa por baixo ou em um terninho, com blazer e colete combinados. Invista em cores para um look realmente diferenciado”, indica.
Para fechar, vale apostar nos acessórios. O corte simples permite o uso de peças ousadas e mais carregadas, que trazem feminilidade à estrutura ‘masculina’. “O colete deixa o colo bem à mostra, abuse dos colares e mix de correntes”, conclui a profissional.
Comentarios